Tricô ou crochê?

Parece que não, mas muita gente se confunde… O que é tricô? O que é crochê?

Vamos lá:

- Tricô: “tecido de malhas tricotadas, a arte de tricotar.” Para ser bem pedagógica: trabalho com fios e duas agulhas. Em inglês: knit, em espanhol: tejido ou punto.

- Crochê: “trabalho de linha que se faz com agulha; espécie de renda.” Para ser bem pedagógica: trabalho com fios e uma agulha (tipo gancho). Em inglês: crochet, em espanhol: ganchillo.

O tricô produz uma trama mais maleável, mais “soltinha”, enquanto o crochê produz uma trama mais estruturada, mais “durinha”.


Nossa blusa de tricô




Nossa blusa de crochê




Agora que você já sabe a diferença, pode se perguntar: “O que é melhor? O que é mais fácil? O que é mais bonito?” – mas não há resposta certa para essas perguntas. Nenhuma das duas técnicas é melhor que a outra… têm características diferentes… uma pode ter um apelo maior que a outra em dado momento. Nenhuma é mais bonita que a outra e, também, nenhuma é mais fácil que a outra.

Vamos por mim: sempre quis aprender bordado!! Depois, aprendi crochê e, depois, tricô. Foi fácil? No início não, mas a gente vai pegando o jeito. Foi, sim, muito prazeroso – e continua a ser até hoje!. E, hoje em dia, no meu porta-criatividade tem sempre um trabalho de cada! Ora estou crochetando, ora estou tricotando, ora estou bordando…

Como qualquer técnica nova, é preciso boa-vontade, persistência e paciência para aprender.

Foi por isso que quando pensei na SFL quis que todas as três “manualidades” estivessem presentes de igual para igual: nossos kits de decoração, de vestuário e de acessório oferecem as três opções! Cada um com materiais de primeira e explicações claras para tornar sua experiência um verdadeiro prazer.

Então, ouça o seu coração, escolha uma, e mergulhe de cabeça! Você não vai se arrepender.

1,916 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo